Vasectomia: tudo que você precisa saber

Muitos casais optam por não ter filhos ou ainda querem apenas uma criança. Para que isso se concretize, precisam recorrer a algum método contraceptivo, como o tradicional preservativo ou a pílula. Mas ainda há outros métodos mais seguros e eficazes, tanto para a mulher como para o homem. Um exemplo é a vasectomia.

A vasectomia é um procedimento contraceptivo cirúrgico. É feito apenas em homens e possui efeito permanente, por isso o homem que pensar em fazer deve conhecer muito bem o processo e analisar cada detalhe antes de tomar a decisão. O procedimento pode ser reversível, porém é necessário passar por outra cirurgia.

Se você está pensando em realizar a vasectomia, conheça as técnicas e esclareça todas as suas dúvidas.

O que é Vasectomia e Como é Feita

Vasectomia: tudo que você precisa saber

A vasectomia é um método de esterilização masculina. Nesse procedimento são cortados dois canais que ficam no interior do escroto, impossibilitando a passagem dos espermatozoides dos testículos até a uretra. Ou seja, o procedimento não permite que mulheres com que você tenha relações sexuais engravide.

Logo após feita o corte do canal, as bordas que foram criadas são amarradas ou eletro cauterizadas, diminuindo o risco de recanalização.

A cirurgia é simples, porém requer alguns cuidados no pós-operatório. Nos casos de reversão também é necessário manter cuidados especiais.

Pós-operatório da Vasectomia

Após a cirurgia é colocado um suspensório escrotal, gaze esterilizada para que haja um conforto ao paciente e então ele é liberado. O repouso é feito na sua própria casa, não há necessidade de internação por longo período.

O escroto terá um inchaço por cerca de 2 a 3 horas e as recomendações são para deitar de costas, aplicar compressas de gelo, movimentar o mínimo possível as pernas e também os pés. É preciso vestir roupas leves e confortáveis.

Algum desconforto ou um pequeno edema poderão aparecer, mas irão desaparecer em alguns dias. Porém, se você não seguir corretamente a todas as instruções indicadas pelo seu médico, os edemas e o desconforto poderão permanecer por mais tempo.

Em relação ao sexo, você poderá voltar a praticar quando estiver confortável. Geralmente, o período de recuperação para ter relações sexuais é de mais ou menos uma semana. Porém é recomendado usar algum método de contraceptivo, como a camisinha. Pois nesse tempo não existe a certeza que os espermatozóides estejam zerados no seu sémen.

Reversão

Mesmo a vasectomia podendo ser revertida em mais ou menos 50% dos casos, ela deve ser considerada definitiva. Afinal, não são todos os casos que conseguem reversão. Por isso é necessário que o casal ou o homem esteja completamente ciente disso.

Efeitos colaterais da cirurgia

Vasectomia: tudo que você precisa saber

A vasectomia possui raríssimos efeitos colaterais, no entanto se ocorrer algum poderá ser:

  • Sangramento dentro do escroto
  • Dores
  • Inflamação na área da cirurgia
  • Hematomas do escroto
  • Sangue no sêmen

Porém todos esses efeitos desaparecem quando você segue a risca o que foi recomendado no seu pós-operatório. Por esse motivo, o repouso e as compressas são fundamentais para sua completa recuperação cirúrgica.

Duração da cirurgia

A vasectomia é um procedimento rápido, possuindo uma duração de 20 minutos. Mas ainda é preciso levar em conta a consulta médica, o preenchimento dos papéis e a preparação para a cirurgia. Tudo isso leva em torno de uma hora e o retorno as atividades do seu dia a dia demorarão cerca de uma semana.

Como funciona a Vasectomia sem o uso do bisturi

A forma tradicional de realizar o procedimento inclui o corte com o bisturi, mas já existem outras possibilidades para a realização da vasectomia.

São usadas técnicas diferentes do modo tradicional, não há o uso de bisturi e nenhuma incisão ou soltura, apenas uma pequena abertura na sua pele que se cicatriza sozinha. Esse método resulta em mais conforto no seu pós-operatório com um risco menor de infecção, além de não deixar cicatriz visível.

A vida sexual pode ser afetada?

Essa é uma das maiores preocupações dos homens em relação à cirurgia de vasectomia. No entanto podem ficar despreocupados que não irá alterar a capacidade do homem de ter um orgasmo, sentir prazer sexual e também uma ereção.

Antes de realizar o procedimento é importante que você e sua parceira conversem a respeito, afinal, a possibilidade de reversão existe, mas não é garantida. Além disso, é importante que você consulte um ou mais médicos, para uma análise clínica. Dessa forma você também poderá escolher qual médico faz você se sentir mais a vontade para realização do procedimento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply