Traição: É possível desculpar, superar e levar a relação numa boa?

A maioria das pessoas dizem que jamais perdoariam uma traição do parceiro quando são questionadas à respeito do assunto. A resposta, é praticamente a mesma, ” não existe relacionamento sem confiança e respeito”.

No entanto, na prática não é sempre assim que funciona. Uma pesquisa realizada por uma agência de relacionamentos revelou que mais de 70% mulheres sabem que foram traídas, enquanto que 40% dos homens afirmam não saber se foram traídos.

É sabido que uma traição é muito difícil de superar, o fato é que a infidelidade tem um custo, pois o perdão não é algo imediato, ele segue por um padrão gradativo.

Traição

Como lidar com a traição?

Não existe uma regra, as reações são muito variadas. Para alguns, perdoar um deslize do parceiro ( a) pode ser um tiro no pé, um incentivo para que aconteça novamente.

Porém, nem todos pensam da mesma forma e preferem jogar tudo para o alto, pois escolhem olhar para a condição com mais maturidade.

Uma pessoa traída sente muito ódio, parece que não existe mais um chão para se pisar  e todo o sentimento que tinha pela pessoa, acaba, pelo menos momentaneamente.

É uma dor grande, e quando falamos em dor, é física mesmo. Dói o peito, a barriga e parece que faltarão lágrimas o suficiente para chorar tanto.

Nesse momento, não há palavras que possam consolar a pessoa traída, mesmo que elas sejam verdadeiras, pois ela vai se perguntar como confiar de novo? À partir daí, se tem a nítida certeza que tudo acabou.

Depois de um certo tempo, as coisas amenizam e você vai ter a ideia mais clara do que realmente quer fazer. O fato já aconteceu, agora, é preciso decidir se vai terminar ou manter a relação.

Se optar em continuar com a pessoa depois que ela verdadeiramente pedir perdão, não tem jeito, terá que perdoar. Durante a conversa, não fique pedindo detalhes da traição, isso só trará mais dor.

Xingamentos, histerias e o famoso ” jogar na cara” só servem para desgastar ainda mais a relação. Por isso, é ideal ter uma conversa com a pessoa quando as coisas estiverem mais calmas.

Perdoar é um desafio, assim como terminar a relação. É preciso avaliar o que une os dois e se vale a pena juntar novamente esse laço que foi rompido.

Muitas pessoas traídas precisam de terapia para superar, outras querem se vingar. No entanto, segundo, uma pesquisa feita na Noruega, as pessoas traídas tendem a se distanciar como forma de revanche.

Em que situação uma traição pode ser perdoada?

Uma traição nem sempre significa o final de um relacionamento, obviamente que para isso, o casal precisa ter maturidade, especialmente para lidar com o sentimentos de raiva que ela promove inicialmente.

Para muitas pessoas que já perdoaram uma traição, dá para superar e crescer com isso, se houver amor.

Deixar uma traição destruir um casamento nem sempre é uma atitude inteligente, em sessões de terapia, são ensinados truques que fazem a pessoa traída a ter um outro olhar do relacionamento, alguns são:

  • O casal deve avaliar onde estão as falhas de cada um que levaram a essa situação, em relações boas, é menos provável que as traições aconteçam;
  • Nunca ignore a dor da traição, chore e esperneie se for preciso, mas não guarde esse sentimento de ódio para jogar na cara depois;
  • É preciso haver dialogo depois da traição, não adianta ignorar e virar a cara. É necessário saber o que houve;
  • Se a vontade do casal é de ficar junto e ainda existe amor e cumplicidade, não tenha vergonha de perdoar e começar tudo zero, não permita que o julgamento de outras pessoas interfira nessa decisão;
  • Observe se o traidor está arrependido de verdade, afinal, quem foi traído precisa de sentir seguro. Confie, não jogue na cara a traição, mas sempre fique de olhos abertos;
  • Não fale de sua relação por aí, dessa forma, evita comentários de pessoas maldosas, quanto menos pressão social, melhores são as chances do casal resolver as coisas entre eles.

Se o arrependimento for verdadeiro e o amor entre os dois continuar, a pessoa traída pode dar uma segunda chance. Em contrapartida, quem traiu terá que se esforçar muito para conseguir esse perdão e manter o relacionamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply