O que fazer quando falta vontade de transar? Dicas para superar o marasmo

É comum relacionamentos entrarem na rotina e a falta da vontade de transar surgir. O grande problema é que isso sempre acaba gerando crises entre o casal, porque o sexo costuma ser um ponto importante da maioria dos relacionamentos.

Curiosamente, a falta de libido pode estar associada a vários problemas físicos e emocionais, mas há formas de contorná-los e aumentar o desejo sexual. Confira, aqui, dicas que podem ser colocadas em prática para superar o marasmo e voltar a ter interesse por relações sexuais.

Dicas para aumentar a libido

Vontade de transar

Explore suas fantasias

Explorar suas fantasias sexuais antigas pode ser uma boa maneira de reacender a vontade de transar. Converse com seu parceiro sobre seus desejos e veja se ele está disposto a realizá-los.

Uma das vantagens dessa conversa é que ela ajuda a aumentar a proximidade e intimidade entre o casal, além de apimentar o relacionamento e despertar a vontade de transar.

Dedique um tempo a você

Quando se está descansada e feliz com a própria aparência é mais fácil se sentir bem e segura para transar. Por isso, dedique um tempo de seu dia para você mesma.

Procure se alimentar melhor, praticar exercícios, fazer um tratamento de beleza que sempre quis e manter sua autoestima elevada, o que certamente ajudará a despertar a libido.

Se estiver com acúmulo de tarefas domésticas, converse com seu par para dividir essas atividades de forma igual e passar a ter mais tempo para si, seja para fazer algo ou descansar.

Toque-se

Não conhecer o próprio corpo pode tornar o sexo chato, sem graça. É justamente aí que se tocar e se saber exatamente o que lhe dá prazer faz a diferença, já que é possível guiar o parceiro e tornar a transa mais interessante e prazerosa para ambos.

Embora a masturbação seja um grande tabu, não precisa ter medo ou vergonha dela, encare-a como uma aliada, já que possibilita conhecer melhor a si e ter maior consciência do próprio corpo.

Pense e converse sobre sexo

Pensar em sexo costuma, na maioria dos casos, despertar o desejo sexual. Um truque é se lembrar de uma transa inesquecível ou deixar a imaginação correr solta.

Conversar sobre o tema com seu par ou alguém próximo, como amigas, também é uma boa oportunidade para despertar o interesse e o desejo, aumentando a vontade transar.

[VEJA TAMBÉM: COMO SE SENTIR MAIS À VONTADE DURANTE O SEXO?]

Vontade de transar

Quando procurar um médico?

Muitas vezes, a falta de vontade de transar está diretamente ligada a algum problema físico ou psicológico. Se aplicar todas as dicas acima e não surtir efeito, o melhor é procurar um profissional. Confira, a seguir, quais:

Ginecologista

Profissional que diagnostica e trata problemas físicos associados à falta de libido. Entre os mais comuns está o desequilíbrio hormonal, que normalmente é eliminado com administração de medicamentos específicos. Em casos mais graves, o acompanhamento e tratamento com um endocrinologista podem ser recomendados.

Além disso, o uso de anticoncepcional também pode baixar a libido, podendo ser alterado ou suspenso temporariamente sob a supervisão do ginecologista, que comumente recomenda outro método contraceptivo para a paciente que não deseja engravidar.

Problemas como infecções e vaginismo (distúrbio no qual a mulher sente espasmo nos músculos da vagina, provocando dor) levam à perda do desejo sexual e devem ser tratados para garantir a saúde e a melhora da qualidade de vida.

Psicólogo

Além dos problemas físicos, os emocionais estão diretamente conectados à perda de vontade de transar. A depressão, por exemplo, é uma das maiores culpadas pela falta de apetite sexual.

Segundo o Hospital das Clínicas de São Paulo, 40% dos casos de falta de libido estão associados à depressão, ao contínuo sentimento de tristeza e de desinteresse pelo mundo.

Também há quem possui problemas de imagem e autoestima, além de pessoas com histórico de traumas específicos de abusos sexuais, constante sensação de medo e culpa, casos que refletem negativamente na vontade de transar.

Tudo isso pode ser tratado com psicoterapia feita por um profissional especialista. Portanto, se identificar que sua falta de libido está associada a problemas emocionais, procure um psicólogo.

A psicoterapia costuma ser o tratamento mais indicado, mas há outros que podem ser recomendados e causarão impactos positivos em todos os campos de sua vida, contribuindo enormemente para melhorar o relacionamento e questão sexual.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply