Ciúmes da Sogra – Como ter uma relação saudável com a mãe do seu parceiro?

Relacionamentos humanos não são simples. Cada um de nós possui hábitos, manias, preferências e ideologias. E em relacionamentos amorosos a situação pode ficar pior, pois há uma mistura de sentimentos, entre o amor pela pessoa e o orgulho para apartar brigas e seguirem juntos. Além disso, há a influência da família. Alguns casais podem ter problemas com os familiares uns dos outros e, principalmente, com a sogra. Algumas mulheres acabam tendo ciúmes do relacionamento do namorado com a mãe por demonstrarem muita intimidade o tempo todo. Mas isso não é ruim. Amor de mãe não se compara, da mesma maneira que você pode ser afetuosa com a sua.

Quando iniciei meu relacionamento atual, uma das primeiras frases do meu namorado antes de eu conhecer minha sogra foi: “Tratamos minha mãe como rainha. Se você não tiver respeito por ela, você não será mulher para mim”. Isso teria peso suficiente para me assustar, mas não o fez. Me coloquei no lugar dele, pensando em como eu gostaria que ele tratasse minha mãe. Foi o bastante para eu entender que ambos devíamos tratar os pais uns dos outros com respeito. Mas nem sempre as pessoas colocam os limites claros assim. E a convivência pode acabar gerando inimizade entre vocês. O conflito entre sogra e nora é um dos mais difíceis de serem resolvidos pelo casal. É preciso muita paciência, maturidade e amor para lidar com a situação.

Ciumes da sogra

Os eventos conflituosos geralmente acontecem quando a sogra vê a nora como alguém que está lhe tirando seu filho, e a nora vê a sogra como a pessoa que tem real importância na vida do conjugue.

Portanto, o primeiro passo para reconhecer a situação é avaliar como seu namorado se relaciona com a mãe. Geralmente, o problema não é a sogra e sim o seu namorado. Quando os homens não são maduros psicologicamente, eles permitem que os pais se intrometam em suas decisões pessoais e profissionais. Mas se este não for o caso, não há nada de errado. Quando perceber troca de carinho entre eles, lembre-se que ela é, antes de tudo, a mãe do seu namorado, e esse amor não deve ser comparado. Vocês duas tem espaço para o amor do seu parceiro. Ou seja, entenda o que se passa.

Se vocês já estão casados, é importante manter um bom relacionamento com ela, pois são da mesma família agora. A sogra deve entender que a nora não a exclui do papel de mãe, e a nora deve entender que o marido precisa passar tempo com os pais.

Ele não me pede em casamento2

 

Além disso, é possível encontrar um momento oportuno para abrir o jogo com seu namorado ou com sua sogra. Fale com ele sobre como se sente em relação às atitudes deles e como ela parece influenciar no relacionamento. O papel do marido é fundamental para estabelecer os limites entre as relações e as influências de um relacionamento no outro. Manter o diálogo honesto e aberto é chave para o sucesso do relacionamento.

Se for capaz de falar com ela, mencione também seu ciúme. Não a ataque ou jogue na defensiva, seja sincera e tente manter o respeito. Talvez ela mesma vai te explicar que as coisas não são como você imagina, que é apenas carinho entre eles e que há espaço para ambas. Avalie também quais as qualidades e defeitos dela; há alguma forma de terem algo em comum que gere uma aproximação entre vocês? Isso pode ajudar a estreitar os laços e a confiança entre as duas. É preciso ter maturidade e cumplicidade. Afinal, você não quer assumir o papel de mãe do seu parceiro, e sim de companheira.

Se nem ao menos essas atitudes melhorarem seus sentimentos por ela, não há exclua da vida do seu marido. Família é sagrado. Você, muito provavelmente, não gostaria que seu namorado te pedisse para escolher entre ele e seus pais.

Por fim, se ele está realmente feliz com você, não há como ela atrapalhar o relacionamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply