Dá para acreditar que há amizade entre homens e mulheres sem um interesse sexual?

Os questionamentos sobre a possibilidade de haver uma relação de amizade entre homens e mulheres é bastante recente. Até o século 19 existia a certeza absoluta de que mulheres não podiam manter um relacionamento próximo com outros homens que não fosse seus parentes.

Acreditava-se que estas mulheres estariam em grande perigo de cometer adultério. Por isso, eram vistas com maus olhos pela sociedade. A partir do final do século 20 houve uma mudança de pensamento e uma maior abertura na participação das mulheres na sociedade. Somente nesse momento é que se passou a pensar em estudos voltados para esse questionamento. Afinal, dá para acreditar que há amizade entre homens e mulheres sem um interesse sexual?

Amizade homem mulher

Existe interesse sexual na amizade entre homens e mulheres?

As opiniões quanto ao assunto são variadas. A maioria dos homens acredita que a amizade com o sexo oposto não existe. Enquanto as mulheres tendem mais a acreditar que é possível manter amizade com um homem.

O principal motivo para que as pessoas, ainda mais homens, não acreditem na amizade entre homens e mulheres tem relação com a atração sexual. Afinal, para quem não acredita na amizade entre pessoas de sexos opostos, haverá sempre a possibilidade de surgir um interesse sexual entre os envolvidos à medida que a amizade se estreita

Tal fato pode até ser considerado verdade. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada na Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos, com 400 adultos, entre 18 e 52 anos. Ela constatou que a maioria dos homens confessou sentir atração física por suas amigas. Já, com relação às mulheres esse número foi menor.

Talvez esse seja o grande “x” da questão. Quanto uma pessoa poderia sentir atraída por outra sem comprometer a amizade. Pelos estudos já realizados, nota-se que manter o relacionamento apenas no foco da amizade se torna mais fácil para as mulheres por terem menos propensão a terem atração por seus amigos. Enquanto que para os homens essa amizade se torna mais complicada e perigosa.

Mas claro, os estudos trabalham com números e estatísticas. Mas as relações humanas são muito mais complexas do que podemos imaginar. Por isso, apesar da dificuldade envolvida na amizade entre homens e mulheres ela pode ser possível. Porém, exigirá muito mais cuidado para que a intimidade gerada por essa amizade não resulte em algo mais. Afinal, quantos casais conhecemos que no início eram apenas bons amigos?

Amizade entre homens e mulheres X relacionamento amoroso

Quando as pessoas envolvidas nessa relação de amizade são solteiras, talvez não exista uma questão tão complexa. É sempre possível que em um dado momento estes amigos tenham uma recaída e acabem se relacionando. Também é possível acabar transformando a amizade em algo mais colorido, quem sabe?

O dilema associado à amizade entre homens e mulheres se tornando grave e desafiador quando um dos amigos está em um relacionamento. É muito difícil para seus parceiros acreditarem na frase “Calma, é apenas um amigo” ou “Ela é só uma amiga”. O relacionamento de amizade e intimidade desenvolvido entre os amigos acaba abalando a confiança de seus parceiros. Eles se vêm intimidados e ameaçados por aquela presença constante na vida das pessoas que amam.

Nestes casos, por mais que seja realmente apenas uma amizade entre estes homens e mulheres, mantê-la poderá se tornar um grande desafio em seus relacionamentos amorosos. E essa insegurança por parte de seus parceiros é bastante compreensível. Ora, a ameaça de acabarem sentindo em algum momento uma atração entre eles é real.

Amizade homem mulher

Nos casos em que a amizade com alguém do sexo oposto anda prejudicando o seu relacionamento amoroso, não existem soluções mágicas. Um dos caminhos é se distanciar desse(a) amigo(a). Na maioria das vezes, um relacionamento amoroso por si só já exige bastante comprometimento dos envolvidos. As amizades, mesmo entre pessoas do mesmo sexo, acabam sendo prejudicadas.

Mas para quem não deseja deixar seus amigos de lado mesmo em uma relacionamento amoroso estável, terá de ter muito jogo de cintura. Converse com seu(sua) parceiro(a) e tente deixar claro que existe apenas uma situação de amizade. Porém, será preciso se esforçar e se dedicar a esse relacionamento.  É necessário deixar o(a) seu(sua) parceiro(a) seguro e confiante quanto aos seus sentimentos e o amor que os une.

Afinal, apesar de raro se analisarmos as estatísticas dos estudos, dá para acreditar que há amizade entre homens e mulheres sem um interesse sexual. Porém, elas exigirão um cuidado maior dos envolvidos para que uma possível atração sexual não venha a surgir e acabar com essa amizade.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply